Dr. João Marcos Atique

Conheça as principais doenças oculares

Problemas oftalmológicos podem surgir devido a inúmeros motivos, desde causas genéticas até hábitos e estilos de vida nocivos à boa saúde dos olhos. Se não tratados corretamente, podem levar a dificuldades na visão ou, até mesmo, à cegueira em casos mais graves.

Entre as principais doenças oculares, estão:

Catarata – Doença caracterizada pela opacidade do cristalino, que pode levar à diminuição da visão. É responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa.

Glaucoma – Causada por lesão do nervo ótico, geralmente associada ao aumento da pressão intraocular, e levando à perda progressiva do campo visual. Está relacionado ao envelhecimento da população, tendo fator hereditário e geralmente não provocando sintomas, até as fases mais tardias da doença.

Conjuntivite – Inflamação da membrana que reveste a parte anterior do olho. Pode ser infecciosa, alérgica, química ou por várias outras causas. Sua manifestação se dá por vermelhidão, secreção, inchaço das pálpebras e sensação de corpo estranho. Pode ocorrer em qualquer idade.

Retinopatia diabética – Atinge a retina de pacientes diabéticos. Se manifesta por diminuição da visão de forma progressiva ou subitamente, quando o nível de glicose do diabético fica elevado por muito tempo. Geralmente, acomete a população em sua fase mais produtiva.

Degeneração macular relacionada à idade – É uma doença que ocorre na mácula, área do olho responsável pela formação da imagem, e que leva a perda progressiva da visão central. Não fumar, se proteger do sol e adotar dieta balanceada são bons hábitos para evitar o problema.

Erros de refração – A refração acontece naturalmente quando o feixe de luz proveniente de um ambiente externo atravessa o globo ocular formando a visão na retina. Quando os feixes de luz são desviados e não chegam focados na retina, ocasionando falta de nitidez da visão, chama-se de erro de refração. Entre os mais comuns estão a miopia (dificuldade para enxergar ao longe); hipermetropia (dificuldade para todas as ditâncias, mas pior de perto), astigmatismo (distorção da imagem devido à sua formação em planos diferentes); presbiopia ou “vista cansada” (dificuldade para enxergar de perto após os 40 anos).

Ceratocone – Enfermidade não inflamatória que afeta a estrutura da córnea, levando ao comprometimento da visão. É uma doença de caráter hereditário e evolução lenta, que se manifesta mais entre 10 e 25 anos, podendo progredir até os 40 anos ou estabilizar-se com o tempo.

Visão embaçada, tremor nos olhos, dificuldades de se adaptar à luz, olhos avermelhados ou lacrimejando podem ser sintomas de alguma doença ocular e merecem atenção. Além disso, é necessário que o oftalmologista procure ativamente alterações oculares periodicamente.

Por isso, são importantes as visitas regulares ao oftalmologista, que poderá realizar os exames necessários, prescrever tratamentos e indicar os cuidados diários para se cuidar da saúde dos olhos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Posts Recentes