Dr. João Marcos Atique

Você sabe o que é a catarata?

Catarata é o nome dado à doença causada pela perda da transparência do cristalino, uma lente que temos dentro do olho, o que deixa a visão embaçada.

É a principal causa de cegueira tratável no mundo. O problema ocorre, principalmente, em razão do envelhecimento, geralmente após os 60 anos, não se descartando, porém, casos congênitos, em que a criança já nasce com a doença, causada por rubéola ou toxoplasmose da mãe durante a gravidez, ou provocados por fatores externos, como grande exposição ao sol sem proteção apropriada ou acidentes envolvendo a região do olho.

Além destes fatores, o surgimento da catarata pode ocorrer em diabéticos, mesmo antes do envelhecimento e com perda visual mais rápida, ou como consequência de outras condições, como o uso prolongado de medicamentos, especialmente os corticóides.

O único tratamento para a catarata é um procedimento cirúrgico que retira o cristalino opaco e o substitui por uma lente intra-ocular que devolve a visão ao paciente e que tem uma recuperação rápida e tranquila.

Caso tenha mais dúvidas sobre a catarata, envie suas perguntas que terei prazer em responder.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Posts Recentes