Quando a luz passa de um meio para outro, ocorre a refração. Este fenômeno óptico também acontece com a nossa visão. Quando a luz entra no olho, sofre uma mudança de meios, da atmosfera para o interior do olho. Quando as imagens são formadas sem nitidez, com uma focalização inadequada, ocorrem os chamados vícios de refração, ou seja, problemas de visão como miopia, hipermetropia e astigmatismo, nos mais diversos graus.
Como forma de diminuir o uso de óculos ou lentes e ajudar a corrigir o problema, existem as técnicas de cirurgia refrativa. A mais conhecida consiste em um procedimento a LASER que mexe na curvatura da córnea, modelando seu formato para corrigir os erros refrativos.
A avaliação de indicação de uma cirurgia refrativa só pode ser feita por um oftalmologista e ela é recomendada para os seguintes casos:
1-Pessoas acima de 18 anos que possuem algum problema de refração (miopia, hipermetropia ou astigmatismo).
2-Para quem quer diminuir a dependência de óculos ou lentes de contato;
3-Para pacientes que já tenham o grau estabilizado;
4-Pessoas que não possuem nenhuma doença ou condição ocular que contraindique o procedimento.
Atualmente, as técnicas mais conhecidas para cirurgia refrativa são o LASIK (delaminação da córnea e aplicação do laser); o PRK (retirada do epitélio corneano e aplicação do laser); e o implante de lente intraocular para casos em que o LASER não é indicado.
A cirurgia refrativa é um procedimento rápido, indolor, com alta taxa de sucesso e que dispensa internação.
Caso tenha mais dúvidas, envie suas perguntas que terei prazer em responder.
10 dicas para a boa saúde dos olhos
Previna-se dos problemas oculares. Confira 10 dicas que vão ajudá-lo a manter uma boa saúde da sua visão