Dr. João Marcos Atique

Lentes de Contato

As lentes de contato funcionam como uma lente de óculos de grau, mas são colocadas diretamente no globo ocular. Elas são destinadas às pessoas com transtornos visuais como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia (também conhecida como “vista cansada”).

As lentes de contato podem ser usadas como uma alternativa aos óculos de grau, seja por necessidade do tratamento ou apenas como uma questão estética.

Existem alguns benefícios em usar lentes de contato:

  • Protegem os olhos contra os raios solares – quando usamos óculos de sol com proteção contra os raios UVA e UVB, as lentes de contato são uma proteção adicional.
  • Olhos livres do ressecamento – existem lentes de contato desenvolvidas especialmente para pessoas que têm ressecamento ocular. Elas podem dar mais conforto ao longo do dia.
  • Praticidade – óculos de grau ficam sujos, oleosos e necessitam de higiene constante. No caso das lentes de contato, algumas são descartáveis e não precisam ser guardadas e higienizadas diariamente. Basta trocar por uma nova.
  • Ideais para prática esportiva – para quem gosta de praticar exercícios físicos as lentes de contato são ideais. Como estão diretamente nos olhos permitem maior campo de visão em comparação aos óculos, já que a armação pode limitar o campo periférico, e não embaçam. Além disso, proporcionam mais conforto e segurança, evitando riscos de sofrer lesões.
  • Aliada à beleza – além de serem uma opção segura e eficaz para a correção de transtornos visuais, as lentes de contato podem dar um charme a mais no visual. Elas são discretas e deixam o rosto livre, sem as armações usadas nos óculos. Para as mulheres que gostam de usar maquiagem, fica mais fácil já que estarão com o grau das lentes.
  • Crianças e adolescentes também podem usar – as lentes de contato não têm contraindicação. A decisão deve ser tomada em conjunto, oftalmologista com o paciente e a família. No caso de crianças o comportamento deve ser levado em consideração. É necessário maturidade para cumprir os cuidados básicos

Tipos de lentes de contato

Existem no mercado diversos tipos de lentes de contato, confeccionadas de forma e com materiais específicos para cada necessidade.

Lentes gelatinosas:

As lentes gelatinosas, também conhecidas como lentes de hidrogel ou hidrofílicas, estão entre as mais procuradas no mercado. Trata-se de um produto confortável que se adequa facilmente aos olhos.

Essas lentes possuem grande porcentagem de água em sua composição, o que mantém a hidratação e a alta capacidade de permeabilidade de oxigênio.

São indicadas para pessoas com miopia, hipermetropia e até com baixo grau de astigmatismo.

Lentes rígidas:

As lentes rígidas foram as primeiras a surgirem. Elas existem desde 1930. Hoje em dia são bem mais confortáveis, mas não tanto quanto as gelatinosas.

Embora não sejam tão confortáveis quanto as de hidrogel, as lentes rígidas são mais duráveis e resistentes às bactérias. Além disso, exigem menos manutenção.

Essas lentes são indicadas para pessoas com graus mais elevados de problemas na visão, principalmente às que possuem ceratocone.

Lentes tóricas:

As lentes tóricas podem ser encontradas tanto no tipo rígida, quanto gelatinosa.

Elas possuem um eixo médio, funcionando como uma linha vertical, que mantem a nitidez da visão; tem uma curvatura em vários ângulos, por isso deve ser encaixada nos olhos de forma correta. Caso contrário, o usuário pode encontrar dificuldades para enxergar com clareza.