Dr. João Marcos Atique

Conheça os tipos de lentes de contato

Destinadas a quase todas as pessoas e para os mais diversos transtornos visuais, as lentes de contato são confeccionadas de modos específicos para cada necessidade e podem corrigir condições como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia, doenças como ceratocone ou cicatrizes corneanas, e até mesmo por questões estéticas ou com finalidade terapêutica.

Veja alguns tipos de lentes disponíveis no mercado e suas principais características:

1️-Lentes gelatinosas: também conhecidas como lentes hidrofílicas, tratam-se de um produto confortável e que, por isso, é usado em larga escala. Mas, cuidado: nem todos podem usar qualquer lente. Apesar de maleáveis, elas também dependem de um processo de adaptação e do seguimento do seu oftalmologista.

2️-Lentes rígidas corneanas: essas lentes são as mais saudáveis para a superfície ocular quando bem adaptadas, pois permitem altíssima oxigenação da córnea, e são indicadas para a maior parte das pessoas nos diversos tipos de grau, até os mais elevados. E pela sua natureza rígida, também corrigem a visão de quem tem córneas irregulares, como no caso do ceratocone.

3️-Lentes rígidas esclerais: ao contrário das corneanas, que são menores que o diâmetro da córnea, essa são maiores até mesmo que as gelatinosas, e se apoiam na esclera. Por não tocarem a córnea, são extremamente confortáveis e uma ótima alternativa para casos de difícil adaptação com outras lentes. Também são indicadas para quase todos os tipos de grau, com opções até mesmo para presbiopia.

Muitas confusões são feitas com termos usados para classificar as lentes quanto ao seu desenho, mas tanto as lentes gelatinosas como as rígidas podem ser:

1️-Esféricas: derivadas de uma esfera;

2️-Asféricas: parecem as esféricas, mas com um ajuste de curvatura variado do centro para a periferia;

3️-Tóricas: possuem graus diferentes em cada um dos meridianos da sua curvatura. São usadas para corrigir astigmatismo e podem ser rígidas ou gelatinosas;

4️-Multicurvas: utilizadas para adaptações em casos especiais, como ceratocone, pós-transplante de córnea e cicatrizes corneanas.

Caso tenha mais dúvidas sobre o uso de lentes de contato, envie suas perguntas que terei prazer em responder.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Posts Recentes