Dr. João Marcos Atique

Corrija a visão enquanto você dorme

Você já imaginou ir para a cama à noite com dificuldades para enxergar por conta da miopia ou astigmatismo e acordar na manhã seguinte com a visão pronta para mais um dia de trabalho ou de estudos, sem o uso de óculos ou lentes?

Pois isso não é um sonho e a realidade atende pelo nome de ortoceratologia, um tratamento oftalmológico indicado para a redução temporária dos problemas de visão por meio do uso de lentes gás-permeáveis de geometria reversa que, por criar uma mudança de pressão do filme lacrimal sob a lente, fazendo-o caminhar sempre da parte central da córnea para a sua média periferia, a deixa mais aplanada no centro, corrigindo a miopia durante todo o dia.

O tratamento, que deve ser repetido todas as noites, é extremamente seguro e indicado para pacientes de todas as idades, portadores de miopia de até aproximadamente -8,00, com ou sem astigmatismo baixo associado (geralmente menor que -1,75).

Diversos estudos têm demonstrado que a ortoceratologia é uma técnica segura e eficiente de tratamento não cirúrgico de miopia e astigmatismo, e tem ação de controlar a progressão da miopia em crianças e adolescentes, tendendo a reduzir a miopia total atingida após o término do crescimento. Para isso, as recomendações de controle e acompanhamento por parte do médico oftalmologista são fundamentais.

A aplicação da ortoceratologia para hipermetropia ainda não está disponível, mas espera-se que logo possamos contar com mais este recurso.

Caso tenha mais dúvidas sobre como funciona esta lente e quais são suas técnicas de aplicação, envie suas perguntas que terei prazer em responder.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Posts Recentes